8 itens que você pode lavar na máquina, que provavelmente você não sabia

Nos dias de hoje é difícil se imaginar sem uma máquina de lavar. Elas estão cada vez mais modernas e práticas como a que lava e seca, que além da praticidade ainda ocupa um lugar só na lavanderia. Para que, não tem muito espaço vale o investimento, mesmo elas sendo mais caras.

O que você costuma lavar na máquina? Somente roupas, lençóis e toalhas? Há muitos outros itens que podem ser lavados na máquina, com a maior praticidade, é só ter alguns cuidados. Veja alguns exemplos:

 

Mochilas

Provavelmente você não sabia, mas é possível lavar mochilas na máquina de lavar sim! Principalmente se a mochila for de tecido. Primeiro veja se ela está completamente vazia, conferindo todos os bolsos, depois vire do avesso.

Observe as instruções de lavagem da mesma para ver se é possível lavar este tipo de mochila na máquina.

Se quiser fazer o teste para ver se ela solta tinta, deixe de molho em uma bacia por água por algumas horas, se não soltar tinta, você pode até lavar com outros itens juntos.

 

Travesseiros

Com que frequência você troca os seus travesseiros? E com que frequência você os lava? Enquanto um colchão tem vida útil de 5 a 10 anos, os travesseiros devem ser trocados no máximo a cada dois anos, para evitar problemas de saúde. Mas o ideal é que você limpe os seus pelo menos a cada seis meses, para evitar mofo, bactérias e odores. A boa notícia? A maior parte dos travesseiros por ser lavada na máquina! Certifique-se se o seu é um deles, olhando as instruções de lavagem da etiqueta. Prefira lavá-los em máquinas de porta frontal para uma melhor higienização.

 

Brinquedos

Os brinquedos mais moles podem ser lavados na máquina sim, contanto que não tenham muitos apliques e penduricalhos.

Brinquedos mais duros como lego podem ser lavados na máquina também, mas devem ser colocados em saquinhos protetores de roupas delicadas.

Quanto a bichos de pelúcia, evite lavar na máquina os tenham detalhes como bordados ou botões. Lembre-se que assim como as roupas, os bichos de pelúcia também podem manchar ou desbotar.

Para lavá-los separe os brinquedos pela cor e remova os acessórios como roupinhas, calçados e fitas. Se o bichinho possuir itens costurados ou colados que possam se soltar durante a lavagem, use um saco de lavagem para proteger o brinquedo (Essa medida serve para proteger os bichos de pelúcia da agitação da máquina.). Se você tem algum muito delicado ou que já é velhinho, não arrisque e prefira lavar à mão.

Outra maneira de lavar os bichos de pelúcia é distribuí-los uniformemente dentro da máquina e colocar para lavar no ciclo para roupas delicadas. Assim eles não correm o risco de deformar nem mesmo com a centrifugação.

 

Tapetes

Também é possível lavar certos tapetes na máquina, principalmente os menos peludos e menores. Cheque a etiqueta antes! O tapete de borracha pode ser colocado na máquina de lavar junto com outros itens macios, como toalhas. O atrito com esses tecidos vai ajudar na limpeza do tapete, além de fazer com que ele fique submerso na água durante a lavagem.

Já os tapetes de banheiro de tecido podem ser levados a máquina de lavar, mas antes assegure-se de ler a etiqueta para ter certeza se o tapete não exige cuidados especiais. Lave o tapete do banheiro preferencialmente com água quente para matar mofo e bactérias.

 

Acessórios esportivos

Luvas, joelheiras, caneleiras, tipoias… tudo isso pode ser lavado na máquina. Mas tome o cuidado de fechar os zíperes e velcros antes e usar água morna.

 

Cama de gato/cachorro

O primeiro passo é se certificar de que a almofada pode ser lavada na máquina. Separe o forro e a almofada e higienize sem misturar outras roupas e itens para não espalhar pelos em outras roupas.

 

Tênis

Sim, os seus tênis também podem ser levados a máquina, desde que com algumas observações. Retire as palmilhas e lave-as a mão pois podem deformar na máquina, os cadarços também devem ser retirados e colocados em saquinhos especiais para lavação de roupa delicada, e coloque a lingueta do tênis para fora. A Sola deve ser limpa a mão também pois como não é de tecido, não costuma ficar limpa depois da lavagem à maquina. E por último, use sabão líquido ao invés do pó.

Esperamos que tenham gostado das informações! Muitos itens de lavanderia podem ser encontrados na Puxare!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *